ONG AquaClean visita o Parque Ecológico Chico Mendes, no Recreio

18/07/2009 23:12

No dia 9 deste mês, a ONG AquaClean fez um "passeio" pelo Parque Ecológico Chico Mendes, com a intenção de ver como está sendo cuidado o nosso patrimônio ambiental.

Na visita, tivemos várias supresas entre elas podemos falar sobre: a satisfação dos trabalhadores a respeito dos materias necessários, a boa preservação dentro do parque e falta de saneamento básico na região.

Como "guia", tivemos Bruno, coordenador do parque que, com uma incrível paciência e educação, nos mostrou os animais, as plantas e, infelizmente, a formação das gigogas, que se formam através da poluição presente na água, que no caso era muita. Sem precisar procurar, vimos um tubo de esgoto saindo em plena lagoa (na foto), mas para quem pensa que isso é surpreendente, não imagina que além daquele há mais três. 

Mesmo com todos esses problemas, tivemos a ilustre presença de um jacaré na água bem perto de nossa equipe, mostrando que os jacarés tiveram uma rápida adaptação às mudanças da lagoa. Foi dada a informação de que como peixes são raros nas águas da lagoa - devido à poluição - , então, os jacarés são alimentados pela equipe do Parque Chico Mendes, porém na maioria das vezes se alimentam de moluscos presentes na beira da lagoa.

Com essa incrível preocupação por parte do governo que, para cuidar de um problema sério, contratou uma equipe para retirar as gigogas do rio, mas a situação parece não melhorar. Quando visitamos o local, os funcionários estavam fazendo a limpeza da água, retirando as gigogas (como mostra a figura abaixo), em um processo que dura aproximadamente 6 meses. Será que tanta dedicação desses funcionários visando deixar nosso meio ambiente mais limpo vale a pena, se daqui a 1 ano estará tudo igual novamente? Acho que não, pois nada adianta limpar, se a população continuar a sujar. Sabe como mudar essa situação? Conscientize-se e divulgue esse problema enquanto é tempo!

 

 

 

Em breve mais fotos, notícias, vídeos e entrevistas exclusivas! Aguardem!

Confira mais fotos na nossa galeria de fotos.

 

 O que é uma gigoga e como ela é formada?

 

 

 Conheça o Parque Ecológico Chico Mendes também!

Av. Jarbas de Carvalho, 679, entre a Av. das Américas e Av. Sernambetiba, no Pontal de Sernambetiba, próximo ao Km 17,5 da Av. das Américas. Das 8:30 às 17:30, acesso gratuito. Não perca!

—————

Voltar